Após uma Campanha Salarial dura e cheia de reviravoltas, finalmente a Câmara aprovou durante a sessão dessa quarta-feira (4), e com as galerias lotadas de servidores, o projeto de lei do executivo que reajusta em 5% os vencimentos dos servidores públicos da Administração Direta e Indireta, incluindo professores do ensino público municipal de Jacareí.
O projeto havia sido adiado, na sessão da semana passada, após forte manifestação de professores, que protestaram contra a exclusão da categoria do projeto original.
Pressionados pela categoria, que ocupou a Câmara, os parlamentares manifestaram divergências a respeito da condução da reivindicação da categoria apresentada pelo governo, que aceitou um ofício, assinado por oito vereadores, solicitando a utilização de parte dos recursos provenientes das emendas impositivas – exceto àqueles destinados para a área da saúde pública e para a construção do Bom Prato em Jacareí – como forma de custear a ampliação do reajuste aos professores.
No entanto, mesmo com as discordâncias, na hora da votação todos foram favoráveis. Uma vitória de toda a categoria.
“Foi uma Campanha Salarial muito difícil, por um lado, mas muito satisfatória por outro, já que a categoria surpreendeu a administração com fortes mobilizações e muita disposição de luta. Esperamos que esse aprendizado seja usado pela categoria nas lutas que virão, como a que vamos ter de travar contra a Reforma da Previdência, que já está em elaboração e passa pelos últimos ajustes antes de ser apresentada ao sindicato”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.