Domingo, Novembro 24, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaqueData é importante para lembrar da necessária luta por saúde e segurança...

Data é importante para lembrar da necessária luta por saúde e segurança no trabalho

O dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de acidentes de Trabalho. Uma data que deve ser marcada pela luta por mais saúde e segurança no ambiente de trabalho e na defesa dos direitos do trabalhador.

A data surgiu no Canadá e foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

Portanto, é dia de lembrarmos dos trabalhadores que tiveram suas vidas interrompidas e da importância de lutarmos contra a exploração. Nenhum lucro vale mais que a vida!

NÚMEROS ASSUSTAM
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do MPT (Ministério Público do Trabalho), os acidentes e mortes relacionados ao mercado de trabalho formal no Brasil cresceram, em média, 30% em 2021 em comparação com 2020.

Apenas em 2021, foram comunicados 571.786 acidentes, um aumento de 28% em comparação com o ano anterior, que somou 446.881 casos. Já o número de mortes relacionadas ao trabalho chegou a 2.487 em 2021, uma alta de 33% frente a 2020, que terminou com 1.866 óbitos.

Apesar de alarmantes, os dados podem ser ainda maiores, considerando a taxa de subnotificação. Segundo o MPT, o número real de acidentes de trabalho pode ser até 20% superior ao registrado oficialmente em 2021, chegando a 686 mil casos no ano.

Esses são números de guerra. De uma guerra contra os trabalhadores, fruto da ganância dos patrões e do descaso dos governos capitalistas.

MORTE DE SERVIDOR COMPLETOU 8 ANOS
Infelizmente, essa realidade de exploração e morte não está distante dos servidores de Jacareí.

Em dezembro de 2013, um servidor de 37 anos, pedreiro, funcionário da Secretaria de Infraestrutura, morreu soterrado quando trabalhava em uma obra de drenagem, na rodovia Geraldo Scavone.

Uma morte absurda que evidenciou a falta de segurança que os trabalhadores enfrentam todos os dias.

Em fevereiro de 2018, outro acidente grave deixou um trabalhador com sequelas permanentes. Um servidor da subprefeitura do Parque Meia Lua foi cortar um pedaço de madeira usando uma makita, em local inadequado, e acabou decepando três dedos. Após ser socorrido e levado para o hospital, o servidor passou por cirurgia para reimplante, mas perdeu os movimentos dos dedos.

“Não podemos esquecer que a luta por segurança no trabalho deve ser permanente. E precisamos lembrar sempre das vítimas para que possamos nos conscientizar da importância da luta. Saúde e segurança é coisa séria. Não fique calado e denuncie sempre ao Sindicato se um chefe tentar impor uma condição insegura de trabalho, que possa colocar em risco sua segurança”, alerta a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES