Domingo, Novembro 24, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaqueVITÓRIA: mobilização garante inclusão dos professores municipais de Jacareí no dissídio coletivo

VITÓRIA: mobilização garante inclusão dos professores municipais de Jacareí no dissídio coletivo

Após muita luta e mobilização, uma grande vitória: o prefeito Izaías Santana (PSDB) finalmente aceitou estender aos professores o reajuste de 5%, concedido aos servidores públicos municipais de Jacareí.

A informação está no site da Câmara, que diz já ter recebido o projeto com a devida alteração. A votação está prevista para acontecer durante a sessão da próxima quarta-feira (4).

A exclusão dos professores do projeto original causou um grande impasse, que levou cerca de 400 professores à última sessão da Câmara, no dia 27. O objetivo era pressionar para que os vereadores apoiassem a reivindicação.

Até então, a alegação usada pela Prefeitura para deixar os professores de fora foi a readequação do piso nacional do magistério, uma determinação do governo federal, com recursos do Fundeb, e que o prefeito foi obrigado a atender.

Uma medida que não deveria afetar, em nada, o dissídio coletivo da categoria, que não inclui um centavo de aumento real. Apenas repõe uma pequena parte das perdas inflacionárias acumuladas.

Além disso, é de conhecimento de todos que o dissídio coletivo, negociado anualmente, deve atender a todos os servidores, sem excluir ninguém.

Na última quarta-feira (27) a sessão da Câmara chegou a ser suspensa por duas vezes para que os vereadores tentassem buscar uma solução, sem sucesso. Diante do impasse, a votação do projeto do reajuste foi adiada para a próxima semana, com o compromisso de que, até lá, todos tentariam encontrar uma saída.

A resposta veio nessa quinta. Uma grande vitória que mostra, a todos os servidores, que o caminho é sempre o da unidade e da luta.

“Tivemos uma Campanha Salarial dura este ano. Primeiro, os servidores tiveram de mobilizar para arrancar alguma reposição inflacionária, já que a proposta da prefeitura era 0%. Depois, com a exclusão dos professores, nova luta foi travada e, mais uma vez, conseguimos. Toda a categoria está de parabéns. Essa experiência só prova que a mobilização é o único caminho para defender direitos”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.

Resultado contou com intervenção da Câmara
Segundo informações divulgadas pela Câmara, a decisão de estender o reajuste aos professores ocorreu após os vereadores encaminharem um ofício, ao prefeito, pedindo a revisão da proposta para inserir todos os servidores da Educação no projeto.

No documento enviado, os vereadores autorizaram a Prefeitura a usar a verba das emendas impositivas de 2022 dos parlamentares para custear o reajuste, com exceção dos recursos disponibilizados à Saúde e do programa Bom Prato.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES