Sábado, Novembro 23, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaqueCâmara vota, nesta quarta (5), projeto que regulamenta jornada 12 x 36...

Câmara vota, nesta quarta (5), projeto que regulamenta jornada 12 x 36 no serviço público de Jacareí

Após uma longa luta do Sindicato, que se iniciou em 2017, a Câmara Municipal de Jacareí vai votar, na sessão desta quarta-feira (5) o projeto que regulamenta o regime de trabalho 12x 36 na prefeitura.

O Sindicato estará na Câmara e convida todos os servidores que cumprem essa jornada (guardas municipais, defesa civil, saúde e assistência social) a comparecerem também.

A jornada de trabalho 12×36 é caracterizada por turnos de trabalho cumpridos em revezamento ininterrupto que, por serem atividades consideradas essenciais, não podem ser interrompidas.

Há tempos o Sindicato vinha alertando a administração municipal sobre a necessidade de regulamentação, já que era comum relatos de falta de regras claras para descanso semanal, folgas e horário para refeições. Com isso, cada setor fazia de um jeito o que deixava alguns trabalhadores prejudicados.

Após muita discussão, finalmente a Prefeitura de Jacareí acatou a solicitação e o prefeito encaminhou o projeto à Câmara para a regulamentação da jornada dessas funções.

De acordo com o projeto, os servidores sujeitos ao regime de revezamento deverão ter um dia de folga compensatória após a prestação efetiva de 14 jornadas de 12 horas continuadas e trabalhadas, que será concedida conforme escala a ser definida pela chefia imediata, não podendo ser cumulativa. Além disso, também terá garantido o direito a um intervalo interjornada de uma hora, para alimentação.

O projeto ainda prevê o pagamento de adicional noturno no valor de 25% incidente sobre as horas noturnas trabalhadas entre 22 horas de um dia até as 5h da manhã do dia seguinte.

A proposta também impede que a jornada de trabalho 12×36 seja cumprida por servidoras gestantes ou em período de lactação.

“O Sindicato sempre recebeu muitas reclamações dos servidores que atuavam na jornada 12×36, sobre a necessidade de uma regulamentação com regras claras e iguais para todos os setores. Finalmente, conseguimos e esperamos todos na Câmara para acompanhar com a gente a votação do projeto”, disse o diretor do STPMJ, Willian Pereira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES