Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaqueCAMPANHA SALARIAL: contraproposta do STPMJ reivindica 15% de reposição da inflação, mais...

CAMPANHA SALARIAL: contraproposta do STPMJ reivindica 15% de reposição da inflação, mais reajuste nos benefícios

O STPMJ protocolou na Prefeitura de Jacareí, na segunda-feira (25), a contraproposta da Campanha Salarial 2021: 15% de reposição da inflação, mais reajuste do VR, para R$ 25, e do Vale Alimentação, para R$ 205, já que é esse o valor do preço da cesta básica comprada pela Prefeitura, segundo o Boletim Oficial.

O Sindicato considera que a reivindicação encaminhada é o mínimo aceitável, visto que os salários dos servidores públicos municipais estão fortemente defasados por conta dos três anos sem reposição da inflação, além do aumento da contribuição previdenciária que comprometeu ainda mais os vencimentos.

Bom lembrar que as perdas acumuladas por conta da inflação de 2019 ficaram em 3.07%, o IPCA de 2020 chegou aos 4.52%, além das perdas de 2021 que já acumulam 10,25% e o aumento na contribuição previdenciária de 1,05% que foi imposto aos servidores.

Índices que, se somados, já ultrapassam os 15% de reposição que estão sendo reivindicados pelo Sindicato.

Além disso, é bom destacar que, devido à pandemia, a reivindicação não inclui nenhum centavo de aumento real, embora o Sindicato reconheça que a essa altura isso seria necessário para evitar o aprofundamento da defasagem salarial. No entanto, a categoria é bastante solidária e consciente da gravidade da crise sanitária que ainda atravessamos.

Proposta indecente
A contraproposta do Sindicato foi apresentada após a Prefeitura ter o descaramento de propor, durante reunião na sexta-feira (22) apenas 4% de reajuste aos servidores, valor que não cobre sequer a metade do índice inflacionário do período.

A proposta foi considerada tão absurda que o Sindicato se recusou a levar isso para a assembleia e já rejeitou na mesa de negociação.

Afinal, havia uma expectativa de um pouco de respeito da administração com o servidor público que tanto se desdobrou durante toda a pandemia para manter os serviços públicos em funcionamento, além do incansável trabalho de alguns setores que estiveram à frente das ações de combate e da vacinação, como é o caso dos servidores da saúde.

Agora, o Sindicato aguarda que a administração faça o agendamento de nova reunião para dar prosseguimento às negociações.

“A data-base dos servidores é em março, mas a categoria concordou em esperar pacientemente até outubro, com confiança na boa fé da administração que havia garantido que, com a desaceleração da pandemia, retomaria as negociações em outubro. Por tudo isso, consideramos a proposta recebida da administração como um deboche, uma piada de mau gosto. Não vamos aceitar”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES