Os servidores municipais de Jacareí definiram: vão reivindicar 22% de reajuste salarial, na Campanha Salarial deste ano.
O índice foi aprovado por unanimidade pela categoria, durante a Assembleia Geral que aconteceu na noite desta quinta-feira (10), e será apresentado à administração municipal para iniciar as negociações.
Embora pareça alto, o índice não inclui aumento real, apenas a reposição da inflação acumulada, desde 2019, que não foi repassada aos salários dos servidores durante a pandemia.
Valor que seria muito maior se, em janeiro, a Prefeitura de Jacareí não tivesse concedido 5% de reajuste, referente à reposição da inflação acumulada de 2020.
Defasagem é grande
Para os servidores, a posição é unânime: está difícil sobreviver com os salários tão defasados.
Afinal, no período, viram o seu poder de compra despencar, por conta da crise econômica.
“Temos servidores com sérias dificuldades até para alimentar a família, por conta dessa enorme defasagem salarial. Os preços sobem todos os dias e vão subir ainda mais com esse novo reajuste nos combustíveis. A verdade é que a categoria chegou ao limite e agora, que a pandemia tem dado sinais de desaceleração, mostram que estão dispostos a brigar pela reposição salarial”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.
Além do reajuste, os servidores também aprovaram uma pauta social que será apresentada, com várias reivindicações, como vale transporte para servidores que moram em cidades que não fazem divisa com Jacareí, mais segurança nas unidades de saúde, plano de carreira do magistério, entre outros pontos.
A pauta aprovada pela categoria será agora enviada à administração. A primeira reunião com a Prefeitura para iniciar a negociação da Campanha Salarial está prevista para acontecer no próximo dia 21.
Após essa primeira discussão e apresentação da contra-proposta da Prefeitura, o Sindicato chamará nova assembleia, provavelmente para o dia 24 (quinta-feira), em local ainda a ser definido.
Fique atento e participe!