Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (13), os servidores rejeitaram, por unanimidade, a proposta rebaixada de reajuste apresentada pela Prefeitura de Jacareí.
A reivindicação da categoria era 20% de reajuste, que é o índice que recompõe toda a inflação acumulada dos últimos anos que não foi repassada aos salários.
Os servidores foram compreensivos e colaborativos durante todo o período da pandemia, aceitando índices de reajuste menores que a inflação. No entanto, o entendimento geral é que, agora, com os salários defasados e o poder de compra comprometido, é preciso recompor essas perdas.
No entanto, a Prefeitura, mesmo com a intervenção da Câmara, apresentou uma contraproposta de apenas 7% de reajuste, sem nenhum reajuste no VA e no VR. O que foi considerado absurdo pelos trabalhadores.
Nas falas dos servidores durante a assembleia, era nítida a frustração e o descontentamento com a proposta que muitos consideraram um deboche.
Agora, o Sindicato vai notificar a Prefeitura, oficialmente, nesta sexta-feira (14) sobre o resultado da assembleia e comunicar o estado de mobilização da categoria.
“Os trabalhadores decidiram arregaçar as mangas e partir pra luta e é isso que vamos fazer. Convocamos todos os servidores a se juntarem nessa batalha. A primeira manifestação será na próxima quarta-feira (19), a partir das 8h30, na Câmara Municipal. Esperamos todos lá”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.