Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaqueAPROVADO: Marielle Franco, Luiz Gama e sensei Paulo Graça agora são nomes...

APROVADO: Marielle Franco, Luiz Gama e sensei Paulo Graça agora são nomes de praças, em Jacareí!

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Jacareí, por ampla maioria de votos, na sessão desta quarta-feira (1º), por 9 votos favoráveis e três contrários, o projeto de lei do executivo que dá o nome da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, a uma praça no bairro Jardim do Marquês.

Luiz Gonzaga Pinto da Gama e o Sensei Paulo Graça (esportista de Jacareí) também terão praças com seus nomes, no mesmo bairro.

A homenagem lotou a Câmara e provocou debates e muito bate-boca entre vereadores e a população presente.

Enquanto muitos aprovaram a iniciativa, outros foram à sessão para manifestar contra a proposta. Foram apresentados pedidos de adiamento da votação que acabaram rejeitados.

Votaram contra a proposta os vereadores Rodrigo Salomon (PSDB), Rogério Timóteo (PL) e Hernani Barreto (Republicanos), que chegaram a criticar o fato de a proposta ter incluído as três homenagens num projeto único.

O STPMJ aprova e considera justa a homenagem feita pelo município a essas três personalidades negras, tão relevantes.

“É uma alegria saber que Jacareí fez merecida homenagem a essas três personalidades. Nossos parabéns e agradecimento aos vereadores que compreenderam e reconheceram a trajetória desses ilustres, que saíram das camadas sociais mais oprimidas para fazer a diferença na vida de milhares de pessoas e entrar para a história. Por mais homenagens justas como essa. Viva Marielle! Viva Luiz Gama! Viva Sensei Paulo Graça!”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz, que acompanhou a votação do projeto, na Câmara.

Quem foram essas pessoas?
Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, foi socióloga e política. Filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), elegeu-se vereadora do Rio de Janeiro para a Legislatura 2017-2020, durante a eleição municipal de 2016, com a quinta maior votação.

Marielle defendia o feminismo, os direitos humanos, e criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar, tendo denunciado vários casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes.

Em 14 de março de 2018, Marielle foi assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Gomes, no Estácio, região central do Rio.

Luís Gonzaga Pinto da Gama foi um abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro, considerado pelo movimento negro como o verdadeiro Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil. Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi escravo até os 10 anos e permaneceu analfabeto até os 17 anos de idade.

Já o sensei Paulo Graça é uma personalidade da cidade, que morreu em abril deste ano, aos 85 anos. Reconhecido por seu trabalho como mestre de judô, mantinha uma academia de artes marciais, localizada aos fundos do Mercado Municipal, no centro de Jacareí, que acolhia crianças, jovens e adultos em um projeto social fundado por ele e que funcionou por mais de 20 anos, formando várias gerações de judocas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES