Diante do pedido de recuperação judicial e da demissão em massa de 420 trabalhadores realizada pela Avibras, em Jacareí (SP), no último dia 18 de março, a defesa dos empregos e da soberania nacional é uma luta de toda a classe trabalhadora.
Por isso, o STPMJ apoia integralmente a luta dos trabalhadores da Avibras e do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que seguem mobilizados pelo cancelamento das demissões.
Desde quarta-feira (30), os trabalhadores demitidos montaram acampamento em frente à fábrica e estão dispostos a ficarem por lá até o fim da luta.
Além disso, os metalúrgicos que continuam na empresa já realizaram duas greves de 24h, nos dias 21 e 31 de março, pelo pagamento dos salários atrasados e contra as demissões.
A Avibras é uma das principais empresas de equipamentos militares no Brasil e, portanto, estratégica para o desenvolvimento tecnológico e para a soberania nacional.
Mas, não é a primeira vez que a empresa entra em recuperação judicial, faz demissões em massa e não paga direitos trabalhistas.
A atual crise, todos sabemos, é também fruto do processo de desindustrialização que avança no país e da crise econômica que vem sendo agravada pelo governo Bolsonaro e que atinge todos os setores da economia.
É tarefa dos governos federal, estadual e municipal intervirem para defender os empregos e garantir que uma empresa estratégica como essa esteja a serviço dos interesses do povo brasileiro.
Os servidores municipais de Jacareí são solidários e se juntam à essa luta para exigir o imediato cancelamento das demissões na Avibras e estabilidade no emprego aos trabalhadores!
Todo apoio à luta dos metalúrgicos e metalúrgicas da Avibras!