Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaquePrefeitura de Jacareí diz que adicional de periculosidade dos agentes de mobilidade...

Prefeitura de Jacareí diz que adicional de periculosidade dos agentes de mobilidade só será pago após alteração da NR 16

O Sindicato vem, desde o ano passado, cobrando a administração sobre o pagamento do adicional de periculosidade de 30% sobre o salário base, para os agentes de mobilidade de Jacareí.

O direito está garantido, em razão das atividades perigosas desempenhadas no exercício de suas funções, conforme estabelece a Lei Federal nº 14.684, de 20 de setembro de 2023.

No entanto, a Prefeitura de Jacareí insiste em afirmar ao Sindicato que só poderá fazer a incorporação do adicional após a atualização da NR 16. Informação que não faz sentido.

Afinal, a nova lei altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). E o novo texto é categórico ao afirmar que os agentes de trânsito (ou de mobilidade, como são chamados em Jacareí) exercem atividade perigosa por estarem continuamente expostos a “colisões, atropelamentos ou outras espécies de acidentes ou violências”.

A nova lei equipara os agentes de trânsito a trabalhadores expostos a produtos inflamáveis, energia elétrica e explosivos, por exemplo.

Vários municípios, atendendo à lei federal, já regulamentaram e iniciaram o pagamento do adicional de periculosidade aos seus agentes.

Mas, em Jacareí, a Prefeitura insiste na versão de que precisa aguardar a atualização da NR 16 enquanto deixa a categoria na expectativa, sem nenhuma previsão para o início do pagamento.

Alteração será em março
Diante da resposta da Prefeitura de Jacareí, o Sindicato encaminhou um ofício ao Departamento de Saúde do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, questionando sobre a data da alteração da NR. Em resposta, que também chegou via ofício, o MTE informou que a previsão é que as discussões sejam iniciadas em março.

“Vamos continuar cobrando a prefeitura sobre o assunto, afinal o adicional é um direito adquirido, por lei, que os agentes já deveriam estar recebendo desde outubro. Essa alegação de que precisa da alteração da NR16 é questionável, já que muitos municípios já regulamentaram o pagamento dos agentes. Situação que nos leva a acreditar que o que falta é vontade política para iniciar o pagamento”, disse o diretor do STPMJ, Willian Pereira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES