Aconteceu, no último sábado (17), uma reunião dos ADIs de Jacareí com a advogada Eliana Ferreira.
O objetivo foi orientar a categoria sobre as reais possibilidades de vitória na luta pelo enquadramento da categoria no piso do magistério.
Especialista em educação, Eliana tem larga experiência no assunto e já travou lutas vitoriosas para o reconhecimento de ADIs como profissionais de educação em vários municípios, como São Bernardo do Campo, Osasco, Diadema, Itatiba, entre outros.
Agora é a vez de Jacareí! Mas, ela explicou: nada vem de graça. “Só com unidade e disposição de luta vamos chegar a uma vitória. Por isso, é preciso que a categoria esteja mobilizada”, disse a advogada.
Segundo ela, tanto a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) quanto o Conselho Nacional de Educação orientam, desde 1996, sobre a importância de os entes federados adequarem seus quadros de funcionários como profissionais de educação. Uma iniciativa que tem o objetivo de garantir a qualidade da educação na primeiríssima infância.
Durante a reunião, as ADIs que compareceram puderam tirar dúvidas sobre o assunto e compartilhar suas realidades, em cada creche. Eliana ouviu atentamente a todos e deixou claro que todo profissional dentro da sala de aula é educador, independentemente da nomenclatura que a administração dá ao cargo.
“Já está muito claro para especialistas no assunto que todos os profissionais dentro da sala de aula são educadores e, portanto, professores. A administração coloca uma nomenclatura diferente só para justificar o salário menor. É essa injustiça que vamos buscar reparar aqui em Jacareí também, caso vocês estejam dispostos a se engajarem na luta”, disse.
Ao final da reunião, o Sindicato sorteou alguns prêmios entre os servidores presentes, que também participaram de uma breve confraternização.
“O saldo da reunião foi muito positivo. A categoria saiu consciente de quais são os seus direitos e o que é preciso para que possamos iniciar a luta por essa reparação. Os ADIs integram uma categoria aguerrida que, tenho certeza, vão sair vitoriosos dessa jornada. Vamos juntos”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz, que também é ADI.