É tarefa dos agentes de mobilidade de Jacareí, desde 2021, a captura de animais de grande porte (cavalos, bois, mulas, jumentos, cabras, etc…) que aparecem soltos em vias públicas do município, de acordo com o decreto 349/2021.
No entanto, apesar dessa obrigatoriedade, a administração não fornece os equipamentos mínimos para que o trabalho seja feito de forma eficiente.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, os agentes não têm nenhum veículo para o transporte desses animais. Além disso, a prefeitura não tem nenhum local conveniado para onde os animais podem ser levados.
Então, a única coisa que agentes conseguem fazer atualmente, quando há ocorrências desse tipo, é “tocar” o animal até que saia da via. O que, obviamente, não resolve o problema, já que continuará solto e poderá voltar para as ruas a qualquer momento, oferecendo grande risco de acidentes.
O Sindicato já encaminhou ofício para o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, no dia 3 de janeiro, exigindo que a prefeitura dê as condições necessárias (meios de captura e locais para acolhimento dos animais) para que os agentes possam realizar o trabalho de maneira eficaz. Mas, até agora, não teve nenhuma resposta.
“O que o Sindicato exige é o mínimo: que a prefeitura dê condições básicas para que os agentes desempenhem a tarefa. Animal de grande porte solto nas vias públicas podem causar acidentes graves e a administração não pode se omitir.”, disse o diretor do Sindicato, Willian Pereira, que também é agente da mobilidade.