Domingo, Novembro 24, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaqueParalisação dos servidores de Jacareí reúne cerca de 500 trabalhadores nesta...

Paralisação dos servidores de Jacareí reúne cerca de 500 trabalhadores nesta quarta-feira (13) e ocupa Câmara. Reivindicação é a reposição da Inflação

Os servidores públicos municipais de Jacareí fizeram uma paralisação na manhã desta quarta-feira (13). Cerca de 500 trabalhadores, da administração direta, autarquias e aposentados, com faixas e cartazes, se concentraram na Praça dos Três Poderes, em frente à Câmara Municipal.

A categoria ficou revoltada depois que a administração teve a cara de pau de oferecer 0% de reajuste. O prefeito Izaías Santana (PSDB) concedeu 5%, em janeiro, com o compromisso de que as negociações da Campanha Salarial ocorreriam normalmente, em março.

No entanto, após muita espera, a proposta da Prefeitura é empurrar a negociação para junho e não dar nenhum centavo de reposição da inflação, agora. O acumulado já chega a 22%.

É bom ressaltar que, embora esteja com os salários muito defasados, a categoria não está reivindicando aumento real. Apenas a reposição da inflação acumulada dos três últimos anos.

Os servidores encararam essa última proposta do prefeito um desrespeito com os trabalhadores, que tanto se dedicaram durante toda a pandemia.

“O que estamos reivindicando é a reposição da inflação. Nossos salários foram corroídos, tem servidor que não está conseguindo arcar com as contas básicas. A reposição salarial é urgente e necessária, não dá mais pra esperar!”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.

Câmara ocupada
Durante o ato, os servidores decidiram ocupar a Câmara para pedir o apoio dos vereadores às reivindicações da categoria.

Pressionados, os vereadores decidiram interromper a sessão da Câmara e aceitaram conversar com uma comissão do STPMJ e do SindSaae.

Na reunião, ficou acordado que os vereadores vão interceder para que a prefeitura conceda, ao menos, 15% para todos os servidores municipais, por conta da reposição da inflação.

Foi esclarecido aos vereadores que a alegação do prefeito, de impedimento de reajuste por conta da lei 173, não é verdade. A reposição da inflação é justa e um direito dos trabalhadores. Além disso, é importante destacar que a prefeitura economizou durante a pandemia, com água, luz, vale refeição, vale transporte, já que muitos servidores ficaram em home office.

Os vereadores ouviram atentamente e se comprometeram a intervir e dar uma resposta aos servidores até terça-feira (19), que é quando ocorre uma nova assembleia que vai definir os próximos passos da luta.

“Os servidores mostraram hoje que estão dispostos a lutar. Esperamos que a administração tenha a sensibilidade de entender o recado e atender nossa reivindicação. Vai ter luta!”, disse Sueli.

Medalha não! Queremos reajuste!
Em protesto contra a postura da prefeitura, um grupo de servidores da Saúde que, no começo do ano, receberam medalhas da prefeitura em reconhecimento aos bons serviços prestados na pandemia, entregaram as medalhas ao presidente da Câmara, o vereador Paulinho dos Condutores, para que ele devolva ao prefeito.

“Prefeito, medalha não põe comida na mesa, queremos respeito”, disse o servidor da saúde Clayton Galeano, representando os demais servidores e sob aplausos dos manifestantes.

Confira mais fotos do ato aqui : https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsindicatoservidoresjacarei%2Fposts%2F375787757889793&show_text=true&width=500

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES