Segunda-feira, Maio 20, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaqueEm resposta ao Sindicato, SME reafirma volta dos servidores da Educação ao...

Em resposta ao Sindicato, SME reafirma volta dos servidores da Educação ao trabalho presencial a partir de segunda (19)

A secretária da Educação da Prefeitura de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, respondeu a um ofício enviado pelo Sindicato, nesta quinta-feira (15), reafirmando a volta ao trabalho presencial para todos os servidores da Educação, das creches, ensino infantil e ensino fundamental, a partir dessa segunda-feira (19).

O Sindicato havia encaminhado alguns questionamentos a respeito dos protocolos de segurança que serão tomados para que o retorno ocorra de forma segura para todos.

Também alertou para os riscos de a grande maioria dos servidores da Educação terem tomado apenas uma dose da vacina e que, sem a completa imunização, ficarão expostos aos riscos de contaminação.

Em sua resposta, a secretária reiterou que o retorno ocorrerá para todos os funcionários da educação, incluindo as creches e educação infantil. E que, mesmo aqueles professores e funcionários que ainda não tomaram as duas doses da vacina, retornarão ao trabalho.

Alega ainda que todos os protocolos de saúde serão cumpridos pela Secretaria de Educação, com disponibilização de álcool gel e máscaras reservas nas escolas. Disse ainda que para os trabalhadores das creches também serão disponibilizados aventais e luvas. Mais nenhum outro detalhe foi informado.

O Sindicato considera a medida absurda e precipitada, uma vez que os servidores municipais de Jacareí foram fortemente atingidos pela pandemia. Segundo relatório da própria prefeitura, enviado a pedido do Sindicato, até o dia 24 de junho 628 servidores foram contaminados com a COVID-19, dos quais 10 morreram.

E o mais grave é que as três últimas mortes tinham em comum o fato de que haviam tomado apenas uma dose da vacina. Ou seja, faltava muito pouco para que estivessem totalmente protegidos. Mas acabaram perdendo a vida para a doença.

Fique atento e denuncie

O Sindicato acredita que os riscos na Educação são muito grandes. Afinal, sabemos que os protocolos de segurança, como distanciamento e uso de máscaras, serão dificilmente seguidos por crianças pequenas, o que vai deixar os servidores totalmente expostos ao risco de contaminação. Chega de mortes!

“Estamos na reta final de completar a vacinação dos trabalhadores da educação. Não custava esperar só um pouco mais para garantir a proteção de todos. Agora é hora de defender a vida. Esse é o nosso apelo”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.

Segundo ela, caso a prefeitura insista no retorno, o Sindicato estará atento quanto à segurança nos ambientes de trabalho. A orientação é que os trabalhadores da educação denunciem toda e qualquer situação insegura ou surto de COVID nas escolas. As denúncias podem ser anônimas e enviadas para o whattsapp 12 99789-8594.

Não fique calado! Proteja a sua vida!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES