Segunda-feira, Maio 20, 2024

Av. Nicolau Mercadante, 237 - Jacareí / SP Tel. (12) 3951-7270 / 3951-5881

FacebookYouTubeWhatsApp
InícioDestaqueServidores ocupam Câmara e conseguem convencer vereadores a intermediar avanço nas negociações

Servidores ocupam Câmara e conseguem convencer vereadores a intermediar avanço nas negociações

Os servidores municipais de Jacareí lotaram a Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (19), para pressionar os vereadores a apoiar as reivindicações da categoria, que está em Campanha Salarial.

A reivindicação inicial foi de 20%. Mas a Prefeitura apresentou contraproposta de apenas 7%, que foi rejeitada por unanimidade.

Considerando como encerradas as negociações, o prefeito Izaías Santana (PSDB) já mandou o projeto do reajuste para a Câmara, mesmo após saber que a proposta havia sido rejeitada pela categoria.

Os servidores foram então ao plenário para impedir a votação do projeto e pressionar os vereadores a intermediar um avanço nas negociações.

Nova proposta
Diante disso, a sessão da Câmara foi suspensa logo no início e os vereadores receberam uma comissão dos sindicatos presentes (STPMJ e Sindsaae) para debater a proposta. Ouviram as argumentações e foram claros ao dizer que o prefeito estava irredutível, e não chegaria aos 20%. Mas se dispuseram a negociar com o executivo um reajuste de 9% (índice que reporia a inflação de 2019 e 2022), mais 5,6% de reajuste nos valores do VR e VA. No entanto, queriam a garantia de que, caso chegassem nesse índice, a mobilização seria encerrada.

Como isso só poderia ser garantido após consultar a categoria, os servidores então desocuparam a Câmara e fizeram uma votação, do lado de fora, aprovando a proposta e dando carta branca para que os vereadores prossigam com a negociação com o prefeito.

“Foi uma mobilização forte e eles sentiram a pressão. Agora, a próxima mobilização será na quarta-feira (26), que é quando saberemos se o prefeito aceitou ou não a nova proposta. Não dá pra aceitar que não tenha nenhum centavo de reajuste no VR e VA. Os servidores precisam comer!”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES